A equipe de transição de mandato, delegada pelo atual gestor e pelo prefeito eleito, é que vai deixar toda a situação da prefeitura às claras durante o encerramento de mandato, e um mau diagnóstico sobre a atual situação pode se tornar uma bola de neve.
O assunto foi comentado pelo professor Marcos Roberto e pelo diretor técnico da Megasoft Informática José Hosanan na última terça-feira, dia 08, durante a live da empresa sobre contas públicas.
De acordo com o professor, a equipe é fundamental não só para o prefeito eleito, como também para o conhecimento do prefeito em término de mandato.
“Por isso é necessário um bom acompanhamento durante os quatro anos de mandato”, comenta.
A situação tende a apertar no final do mandato porque no encerramento das contas começam a surgir pressões para efetuar os pagamentos que faltam e uma hora isso estoura no colo de quem era o responsável pelas pastas do município.
Mas, independentemente dessas pressões, existe uma ordem cronológica de fornecedores que precisa ser cumprida por cada pasta, em respeito ao fundo de pagamento.
“Caso eles descumpram a ordem cronológica, vão ter que responder pela Lei de Responsabilidade Fiscal [LRF]”, pontuou.
Aplicativo pode facilitar
No sentido de dar conhecimento às equipes de transição, o diretor técnico da Megasoft Informática, José Hosanan, disse que o aplicativo Mega Gestão pode facilitar o conhecimento do que se passa dentro da prefeitura durante os quatro anos de mandato.
De acordo com o diretor, qualquer servidor pode baixar um aplicativo no próprio celular, onde terá o acesso ao que está entrando na receita diariamente, para ter acesso às despesas empenhadas, liquidadas e a toda a receita do município.
“Tudo isso sem acessar um computador da prefeitura”, recomendou Hosanan.
Tags: Contas Eleitorais, Eleições 2020, Gestão pública